Olá meninas!
Hoje o assunto é sobre esta dança que me encantou, pela beleza e também pelos benefícios que ela trás, e nada melhor do que dividir com vocês esta maravilha.
A forma de dança chamada em árabe de "Raqs Sharqui" (dança do oriente) existe provavelmente há milhares de anos. Há muitas teorias sobre suas origens,uma das quais é,que tem suas raízes na Índia e que de lá foi difundida pelos ciganos que a divulgaram no Ocidente.
Outros dizem que ela nasceu no Antigo Egito, e querem traçar no passado sua origem de acordo com antigas danças rituais da Idade da Pedra, nas religiões que cultivavam a grande Deusa.
Também acredita-se que a dança existiu como forma de arte nas cortes tanto sob o Império Romano quanto mais tarde no Império Otomano (Turquia). Durante esta época, imagina-se que a dança possa ter se espalhado por todo o mundo árabe.
Durante o século XIX, o Oriente estava na moda. Com a tradução das histórias das Mil e Uma Noites, fantasias de todos os tipos povoavam as cabeças dos europeus. Muitos viajavam para os exóticos países e ficavam fascinados pela diversidade cultural encontrada lá.
O termo em francês "danse du ventre", foi traduzido para dança do ventre, nome pelo qual hoje a dança é conhecida.
Benefícios da dança do ventre:
Ao nível físico:
- Reaprendizagem corporal.
- Aumento da consciência corporal (desafio constante aos limites físicos e mentais).
- Correcção / reeducação postural.
- Revitalização dos sistemas circulatórios e musculares e ósseos (melhora a circulação sanguínea; alonga e tonifica vários grupos musculares - abdómen, pernas, braços, costas e glúteos; fortalece a musculatura pélvica).
- Desbloqueio das tensões físicas e psíquicas, através do relaxamento muscular.
- Desenvolvimento da coordenação motora.
- Aumento da flexibilidade, do equilíbrio e da resistência física.
- Contribuição para a perda de peso, pois elimina toxinas (se frequentar ou realizar os exercícios de forma constante e praticar um estilo de vida saudável).
- O aumento do oxigénio nos tecidos, torna a pele mais bonita.
- Diminuição dos problemas intestinais.
- Atenuamento das dores pré-menstruais.
- Aquisição da noção de musicalidade e ritmo.
- Estimulação da atenção e da concentração.
Ao nível terapêutico: Ao nível físico:
- Revitalização da sua auto-estima e da comunicação não só interior mas também exterior (interage com as colegas, faz novas amizades).
- Crescente sensação de bem-estar, tranquilidade e plenitude (contribui para o alivio do stress do dia-a-dia e tensões do quotidiano). Promoção desse relaxamento mental.
- Desenvolvimento da sua linguagem / intuição/expressão corporal.
- Promoção de um processo de contemplação e aceitação do corpo de forma paciente (maior percepção de que é bela e feminina).
- Diminuição da timidez e da inibição. Aumento da sua autoconfiança.
- Resgate da sua feminilidade (a Mulher verifica que é mais saudável aprender-se e amar-se, pois passa a contemplar-se ao espelho e não a julgar-se).
- Conquista constante da sensualidade e expressividade de forma natural.
- Fomentação de aulas descontraídas, nas quais a aluna sorri e por conseguinte aprende a ver a vida de forma mais positiva, pois abstrai-se dos seus problemas.
- Criação de um relacionamento harmonioso entre corpo e mente.
- Estimulação do equilibro energético.
- Aumento da sensibilidade artística e criativa (bem como o respeito por atividades deste gênero).
Nenhum comentário:
Postar um comentário